2023-05-22
Europa e Estados Unidos, as pessoas passam até 90% do tempo em ambientes fechados. Mas passar tanto tempo dentro de casa pode trazer consequências para sua saúde mental.
A Organização Mundial da Saúde estima que 5% dos adultos em todo o mundo sofrem de depressão. Stress, depressão e ansiedade também representaram 55% de todos os dias de trabalho perdidos no Reino Unido durante o ano de 2021-2022. Pequenas melhorias na nossa saúde mental podem trazer recompensas pessoais e financeiras significativas.
Para aqueles de nós que ficam presos dentro de casa o dia todo, as plantas de casa são uma maneira fácil de se conectar com a natureza. Isto é particularmente verdadeiro para os jovens, muitos dos quais podem não ter acesso a um jardim.
As plantas de interior têm vários benefícios para a saúde mental e física. A pesquisa ligou as plantas domésticas à redução do stress, diminuição da pressão arterial e melhoria do estado de espírito. E ambientes de escritório com plantas foram associados a maior satisfação no trabalho e redução de problemas de saúde.
Plantas de casa fazem-nos sentir bem devido ao nosso desejo inerente de nos ligarmos com a natureza e porque consideramos as cores verdes da maioria das plantas de casa calmantes. Adicionar apenas uma única planta pode iluminar um espaço sem graça e melhorar o seu humor. Mas qual deve escolher?
No ano passado, com colegas da Universidade de Reading e da Royal Horticultural Society, um estudo investigou as respostas psicológicas de 520 pessoas à aparência de diferentes plantas domésticas através de um questionário fotográfico online. Os participantes visualizaram 12 fotografias de plantas em várias formas diferentes e responderam a perguntas com base na sua opinião sobre a aparência da planta.
Os participantes identificaram a sua planta favorita e menos favorita. Depois, usaram escalas compostas por seis pares de adjetivos contrastantes para pontuar diferentes aspetos da aparência de cada planta. Eles também classificaram o quão benéfico perceberam que cada planta era para o bem-estar e a qualidade do ar.
As oito espécies de plantas incluídas no estudo foram: figo chorão, língua de sogra, cato, planta de oração, samambaia ninho de pássaro, pothos dourado (ou hera do diabo), dragoeiro e palmeira — tanto como uma planta saudável quanto negligenciada.
No geral, os participantes perceberam que todas as plantas verdes e saudáveis beneficiariam o seu bem-estar. Mas três plantas em particular – pothos, figo-chorão e palmeira – acreditava-se que proporcionavam a maior sensação de bem-estar. Esses benefícios melhoraram à medida que a atratividade da planta aumentou
VOLTARCobertura TOP FM
Ouve a tua rádio em 95.9 Mhz:
Aveiro
Coimbra (zona norte)
Porto (zona sul)
Viseu (zona oeste)
Já tens a nossa App?
App Android
Notícias