Top FM Home

Passadiço de Aveiro: Descobrir os encantos da ria a pé

Passadiço de Aveiro: Descobrir os encantos da ria a pé

A ria de Aveiro é uma caixinha de surpresas que não surgem apenas à superfície dos canais do centro da cidade, por onde circulam os moliceiros. Esta imensa extensão de água tem vida própria e segredos escondidos nas suas profundezas que, ao sabor da maré cheia ou da maré baixa, se mostram a quem por ali passa com os pés assentes num circuito novinho em folha. Há detalhes que se podem vislumbrar no passadiço de Aveiro, ao longo de sete quilómetros, em trilhos de madeira ou em terra batida até Esgueira (ida e volta, o dobro dos quilómetros).

O percurso acompanha a ria e mostra cenários que mudam consoante o tempo, a vontade das águas, a luminosidade que cai do céu, e o pôr-do-sol é um momento de rara beleza e tranquilidade neste passeio. Há barcos naufragados na ria, pequenas ilhas com velhas casas que guardavam as marinhas que agora estão submersas, lamas e algas, fauna e flora, moliceiros e um barco a energia solar que consegue chegar a locais mais recônditos. Há toda uma vida a acontecer.

A natureza foi generosa para estes lados, a salicórnia cresce como lhe apetece e as andorinhas do mar, os pernas-longas e as garças andam por ali, nas suas acrobacias. São tesouros naturais que de longe se fazem perto e que podem ser observados num passadiço estrategicamente localizado como se, por momentos, fosse uma extensão da própria ria.

E se fosse tudo, mas não é, porque não há só água doce e salgada neste passeio. Há floresta, pinhais, árvores, sapais, painéis informativos e bancos de madeira para esticar as pernas e respirar ar puro. Por onde começar? Por onde apetecer. No antigo cais de São Roque, não muito distante da estação de comboios de Aveiro, no cais da Ribeira de Esgueira, ou em Vilarinho, freguesia de Cacia. A pé ou de bicicleta.

 

 

COMER

Quatro Nós
O peixe é a especialidade da casa e o bacalhau é servido de várias maneiras. Da ria para o prato chegam enguias, douradas e robalos num espaço que prima pela cozinha tradicional e tem vista para um dos canais da ria. Cais dos Botirões, 24 Tel.: 234093748 Web: facebook.com/Rest4nos Das 12h00 às 16h00; quinta sexta e sábado das 12h00 às 16h00 e das 19h00 às 23h00. Não encerra. Preço médio: 17 euros

COMPRAR

A Desconfiada
Uma loja com objetos de vários pontos do país feitos por mãos portuguesas. Sabonetes de azeite, sacos de pano com motivos da Costa Nova, toalhas de mesa em patchwork, carteiras ecológicas e t-shirts vintage, entre outros produtos selecionados por Ana Magalhães, que foi professora e se tornou empresária.

VISITAR

Fauna e flora da ria
É um edifício moderno que estende de mão beijada todo o habitat da ria de Aveiro, da fauna à flora, das marinhas de sal aos flamingos. A ria com tudo o que ela contém. CMIA – Centro Municipal de Interpretação Ambiental Cais da Ribeira de Esgueira – Lugar dos Moinhos Tel.: 23440600/962362157 Sextas-feiras e primeiros sábados do mês das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00. Entrada gratuita

 

Fonte: Evasões.pt

10 Outubro 2018 Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Notícias

Facebook