Top FM Home

4 dicas para poupar dados quando estiver a usar o WhatsApp

4 dicas para poupar dados quando estiver a usar o WhatsApp

O WhatsApp ganhou o seu lugar e é hoje uma das mais usadas plataformas de mensagens da Internet. Simples de usar e acessível em qualquer lado, garante aos utilizadores uma forma única de partilhar mensagens, imagens, vídeos e outros ficheiros.

Como está ligado constantemente à Internet, consome dados de forma como seria esperado. Felizmente existem formas de usar o WhatsApp que conseguem poupar dados e assim garantir que não deixam de o poder usar.

s 4 dicas que apresentamos hoje vão permitir que use o WhatsApp da mesma forma que usa todos os dias, mas com a vantagem de consumir menos dados móveis e permitindo que os possa usar noutros lados ou que, simplesmente, chegue ao fim do mês sem o ultrapassar.

Vão ser pequenas configurações que pode fazer e que, quer em conjunto quer em separado, vão permitir usar WhatsApp com maior folga e sem qualquer preocupação.

Use menos dados nas chamadas do WhatsApp

Para além das mensagens de texto, cada vez mais usamos o WhatsApp para comunicar por voz ou por vídeo. Claro que estas novas formas consomem mais dados e, por isso, é importante controlar o que se consome dados.

WhatsApp poupar dados dicas

Para ajudar neste ponto o WhatsApp permite diminuir os dados usados, provavelmente usando um codec com maior compressão, que exige menos consumo de dados.

Ativem esta opção acedendo às Definições e depois a Dados e armazenamento. Ai dentro, no final, vão encontrar a opção Poupar dados móveis, que devem ativar.

Não descarregue logo os anexos que lhe enviarem

Outro dos problemas do WhatsApp no que toca ao consumo anormal de dados não é responsabilidade dos utilizadores, mas sim dos seus contactos. Com muitos grupo e mensagens, vem sempre associada a partilha de ficheiros, muitas vezes de tamanhos elevados. É por isso necessário muito cuidado na hora de os descarregar.

WhatsApp poupar dados dicas

A forma mais simples de controlar este ponto é indica ao WhatsApp que ficheiros querem descarregar automaticamente quando estiverem a usar dados móveis. Tipicamente apenas as fotografias e mesmo essas apenas se quiserem. Atenção que podem descarregar na mesma esses ficheiros, carregando neles.

Acedam por isso às Definições e depois a Dados e armazenamento. Na área das Descargas automáticas, alterem os tipos de ficheiros associados Ao usar dados móveis.

Cuidado com os backups do WhatsApp

Outra das funcionalidades que muitos apreciam são as cópias de segurança que o WhatsApp faz e que permitem trocar de telefone a qualquer momento, sem perder nada. Esta capacidade única tem a desvantagem de consumir muitos dados, se for mal configurada.

WhatsApp poupar dados dicas

O WhatsApp guarda para o final do dia a cópia de segurança para o Google Drive ou para o iCloud, mas deve sempre ser usada a rede Wi-fi para o fazer. São vários GB que podem ter de ser carregados e isso tem um peso grande nos planos de dados.

Acedam às Definições e depois a Conversas. Ai dentro procurem Cópia de segurança e vejam o volume de dados que têm já guardados. A opção que procuram está no final. Cliquem em Tipo de ligação necessária para efetuar cópia de segurança e escolham Wi-Fi.

Controle os consumos de dados do WhatsApp

Claro que numa utilização normal e sem qualquer controlo especial, os utilizadores nunca têm noção dos consumos de dados que fazem. Tudo acontece de forma natural e sem preocupações. Mas a verdade é que o WhatsApp tem guardadas estatísticas de utilização que podem ser consultadas.

WhatsApp poupar dados dicas

Basta acederem às Definições e procurarem por Dados e armazenamento. Ai dentro acedam às Estatísticas de utilização e consultem todos os dados que podem imaginar da vossa utilização do Whatsapp. Toda a informação está organizada e dividida por áreas.

Se pretenderem monitorizar de forma mais próxima estas  estatísticas podem colocá-las a zero. Essa opção está no final da página de estatísticas de utilização e chama-se Repor estatísticas.


Estas são apenas 4 dicas simples que podem aplicar no WhatsApp e que vão permitir poupar dados de forma significativa. A sua aplicação não vai limitar a utilização deste serviço de mensagens e vai até permitir que o possam usar melhor.

NOTICIA: PPLWARE

10 Julho 2018 Noticias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outras Notícias

Facebook